Os cães e os gatos podem se infectar ou transmitir o coronavírus?
A doença mais falada no momento é sobre o vírus COVID-19 que rapidamente se tornou uma epidemia, mas é importante ressaltar que os pets não são transmissores da doença para os seres humanos, ou seja, NÃO é uma zoonose.
Na verdade, tanto cães como gatos podem sim serem acometidos pelo vírus, mas ele é especifico e não passa para outra espécie. Então um cão acometido com coronavírus não passa para o humano e vice versa.
Nos cães os casos são ainda mais comuns que nos humanos e os sintomas são parecidos com o da parvovirose. O animal pode apresentar febre, tremores, vomitos, desidratação, diarreia e outros sintomas. Diferente dos humanos, os cães já possuem vacina para a proteção e este é o melhor meio de prevenção. A vacina é conhecida como V10 e, além do corona, protege também contra outras doenças.
Já nos felinos, a força do coronavírus vai depender da capacidade de mutação que ele tem. Muitas vezes o gato pode ser resistente e portador do vírus, mas não manifestar a doença. Caso esse vírus sofra uma mutação, ele da lugar à peritonite infecciosa felina (PIF) e vira uma das enfermidades mais comum e fatal nos bichanos. Os sintomas podem ser febre, vomito, perda de apetite, convulsões e diarreia.
M.V. Camila Vieira
CRMV-SP 40131 / Equipe Casarão do Pet
fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51394578
https://noticias.r7.com/saude/qual-e-o-risco-de-caes-e-gatos-pegarem-coronavirus-04032020