Nós aqui do Casarão do Pet temos recebido uma pergunta frequente entre os nossos clientes:  “os pets ao vir tomar banho podem transmitir para seus tutores o novo coronavírus?”

É uma dúvida pertinente, visto que o volume de informações sobre esse tema é grande e muitas dessas informações podem ser contraditórias e as vezes até fake news!

Vamos pensar juntos sobre a dúvida em questão, se os pets podem ser um veículo de transmissão? Pensem bem, se uma pessoa infectada espirrar na mão, fazer carinho no pet e depois outra pessoa entrar em contato com aquele pet o que pode acontecer? Bem, se essa pessoa colocar a mão na boca, olho ou nariz, há grande chance de contágio. Exatamente como pode acontecer com maçanetas e balcões… O pet não estará transmitindo a doença, mas sendo um meio de transmissão, carregando o vírus pelo ambiente!

Com boas práticas de higiene pessoal e do ambiente, podem ser mantidos os passeios na rua, banhos em petshops e frequentar creches para cães… desde que, o ambiente do petshop e creche sejam rigorosamente limpos e os colaboradores higienizarem as mãos (antes e após tocar os pets), além de usarem mascara. De preferência pelo serviço de delivery, pois os tutores não precisariam sair de casa!

Os petshops e creches já costumam ter como regra um protocolo rigoroso de limpeza e descontaminação, exatamente para diminuir riscos de contágios de doenças entre pets e colaboradores! Vamos lembrar que, os banhos são essenciais, afinal, o vírus não gosta da limpeza e muitos bichinhos precisam de banhos pra tratamentos de pele!

Em relação aos passeios, a higienização das patinhas ao retornar é recomendada, bem como respeitar o distanciamento mínimo entre humanos, escolher horários de menor movimento nas ruas e evitar locais aglomerados!

Assim, finalizo enfatizando que os banhos, passeios e creches para os doguinhos poderiam ser mantidos, por uma questão de higiene e bem-estar animal!

M. V. Dra Léia Silva
Mestre e Doutora pelo departamento de epidemiologia da FMVZ/USP
CRMV-SP 35369 / Equipe Casarão do Pet

Categorias: Veterinario

0 comentário

Deixe um comentário